domingo, 8 de julho de 2012

A função social e cívica da animação cultural de Fernando Namora

O capítulo «Cultura e animação cultural» da obra a nave de pedra cadernos de um escritor originou em mim, uma deambulação por realidades comunitárias reais e atuais, que à luz da escrita de Fernando Namora são um retrato político, social e cultural, resultado de um projeto político-partidário, mas que carecem de sustentabilidade em matéria de participação da comunidade e de um projeto cultural capaz de ser agregador de uma agitação intelectual e artística, ou seja, construi-se os equipamentos mas falta-nos o essencial, a comunhão comunitária do projeto. É urgente educar para a cultura, é preciso que as pessoas voltem a sentir o pulsar do ser comunidade.

É com preocupação que observo o mapa geográfico do sociocultural e perceciono que nós, talvez, enquanto comunidade, não somos capazes de gerar na nossa espontaneidade individual e coletiva mecanismos de revitalização de dinâmicas de festividade, de socialização capazes de produzir na agitação do pensamento e da ação, produtos culturais, ou revitalizar alguns que pela incúria dos homens ou na sua finita inteligência julgaram ser «coisas» do primitivo «homo sapiens». Porque não, projetar com e para a comunidade um programa de salvaguarda da cultura popular, porque é neste universo de símbolos e de rituais que estão as nossas raízes identitárias e o nosso simbólico cosmos. Houve um plano de realizações de espaços para a cultura, mas esquecemo-nos de provocar um processo de educação comunitária para um quadro sociocultural e político que privilegie as diversas expressões e manifestações da cultura, ou talvez, deixamos que outros se encarregassem desse empreendimento,

A cultura é a bússola que orienta o espírito humano. O homem deve ser educado para o que é a cultura, respeitando a sua diversidade e salvaguardando as muitas expressões peculiares e identitárias da matriz cultural de um povo. Em que sentido pode a animação cultural contribuir para a consciencialização dos indivíduos em matéria de promoção da cultura, em especial da cultura popular? Que lugar tem a cultura no projeto político de um município ou de uma região? Celebrar a festa, a cultura de um povo não é só promover espetáculos e festivais. É valorizar as memórias na celebração da cultura local, é privilegiar o que demarca um povo dos outros, é projetar para o exterior a riqueza cultural e patrimonial, promovendo um destino de turismo cultural.  

A gestão administrativa do território não pode ser oposição à manutenção de rituais comunitários, como fonte de produção da cultura popular. A animação cultural tem um papel tão necessário como urgente na salvaguarda e na manutenção das redes de sociabilidade comunitária. As casas da cultura e outros equipamentos comunitários são recursos que precisam de um projeto de dinamização sociocultural mas é fundamental que a comunidade local seja parte integrante e ativa da dinâmica. As palavras escritas por Fernando Namora continuam atuais e são de uma inteligência social e cívica sobre a qual, devemos refletir e depois agir, cabalmente.

Sem comentários: