segunda-feira, 21 de junho de 2010

Projecto "1º Acto"

O "1º Acto" projecto coordenado pela CRIAMAR - Associação de Solidariedade Social de Apoio ao Desenvolvimento de Crianças e Jovens, na pessoa da Dra. Hermínia Menezes tem como destinatários institucionais as escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário. As características metodológicas presentes e desenvolvidas ao longo do projecto "1º Acto" são sinal inequívoco de um trabalho pedagógico através do lúdico. Arrisco mesmo a afirmar que é um projecto de Animação Sociocultural desenvolvido no plano da educação não formal.

Um dos objectivos da equipa coordenadora do projecto prende-se com o desenvolvimento de um processo de intervenção pontual junto das escolas, suportado no princípio base do despertar o interesse dos jovens protagonistas do "1º Acto" para a actividade artística através do teatro e dos outros campos artísticos que não lhe são alheios - escrita criativa, dança, música, expressão plástica, entre outros.

Tive o privilégio de conhecer o projecto na sua 2ª edição (2010) numa reunião de trabalho, quando ele foi desenvolvido com um grupo de alunos da Escola Básica e Secundária de Machico. Desde esse momento, apercebi-me que este tinha um enorme potencial no fomento da participação dos jovens e consequentemente do seu protagonismo cidadão através da educação artística, nomeadamente, o teatro. Este projecto é capaz de envolver de forma dinâmica, experimental e criativa os jovens no labor de uma produção teatral - aulas de teatro, escolha do texto, ensaios, montagem de cenários e figurinos, composição e gravação da música, preparação do material gráfico, todo um conjunto de acções de bastidores fundamentais para que a apresentação ao público da peça seja uma realidade.

Este trabalho de educação cultural e de sensibilização para a compreensão das diferenças culturais merece ser apoiado de forma generosa, sinal do reconhecimento do trabalho de Animação Sociocultural desenvolvido com os jovens no âmbito do projecto. Esta será uma experiência positiva que eles recordarão ao longo da vida. Estou em crer que cada um deles será capaz de tirar as melhores aprendizagens da sua participação num processo de educação não formal e de educação para a cultura.

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