segunda-feira, 14 de junho de 2010

"Escola Aberta" da PASEC na Madeira

A PASEC - Plataforma de Animadores SocioEducativos e Culturais no âmbito da acção “Escola-Aberta para a Democracia Inclusiva”, acção integrada no projecto Dimensão Cosmos 2, esteve na Ilha da Madeira, entre os dias 9 e 13 de Junho. Esta acção promovida pela PASEC na Região resultou de uma parceria com a Delegação Regional da Madeira da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Socio-Cultural (APDASC).

Um dos objectivos do grupo de trabalho da PASEC liderado pelo colega e amigo, Dr. Abraão Costa, foi conhecer a realidade juvenil madeirense e alguns projectos de intervenção social, educativa e cultural desenvolvidos com crianças e jovens. No contexto da deslocação da PASEC à Madeira realizaram-se alguns encontros de trabalho, nomeadamente, com o Dr. Jorge Carvalho, Director Regional de Juventude, momento que possibilitou um conhecimento da realidade associativa juvenil.

O projecto "Despertar a Nogueira" desenvolvido no Bairro da Nogueira, Freguesia da Camacha foi um dos projectos contemplados no plano de trabalhos, bem como o projecto "Reinventa.com" do Bairro da Nazaré, no Funchal. Ambos os projectos estão inseridos na 4ª geração do Programa Escolhas. Um outro projecto contemplado pela visita do grupo de trabalho foi a CRIAMAR - Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens, da responsabilidade do grupo hoteleiro Pestana.

Pessoalmente, vejo estas acções de cooperação entre associações como um bem maior, no sentido de criarmos laços de cooperação, que entendo serem pertinentes e de grande dinamismo para o associativismo em geral e para as práticas de Animação Sociocultural, em particular. Manifesto o meu agradecimento à PASEC pelo contributo que trouxe aos Animadores insulares, pela troca de experiências e pelo interesse manifestado desde o primeiro momento pelo trabalho que é desenvolvido na Região Autónoma da Madeira.

Há matéria de entendimento para acções futuras. Arrisco a afirmar que foi lançada a primeira pedra de uma obra que desejamos que seja construída com a colaboração de todos aqueles que se identificam com a Animação Sociocultural e os seus agentes.

Sem comentários: