quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Pós-Graduação em Animação Socioeducativa na Madeira

A Escola Superior de Educação de Setúbal leccionará no ano lectivo 2009/2010, no Funchal, um curso de pós-graduação em Animação Socioeducativa. Passo a transcrever a fundamentação apresentada para a leccionação do referido curso.

Na realidade escolar e social da Madeira constata-se a existência de dois públicos potencialmente interessados na frequência de uma pós-graduação em Animação Socioeducativa:

a) Por um lado, as Escolas dispõem de muitos(as) docentes e de outros(as)técnicos(as) sensíveis à necessidade de responder adequadamente e em modalidades não formais a populações escolares diversificadas. Falamos, não apenas das que apresentam necessidades específicas devido a precárias condições sociais de existência ou a diferentes origens culturais, mas também às que, em outras condições de existência, necessitam de ver ampliados os seus quadros de referência sociocultural;

b) Por outro lado, embora alguns profissionais exerçam já funções afins, carecem, em muitos casos, de qualificação que permita não apenas um desempenho eficaz como uma capacitação teórica e reflexiva, condição indispensável a uma consistente evolução das práticas profissionais.

Os destinatários da pós-graduação são: Professores do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Educadores de Infância, Animadores Socioculturais de Bibliotecas Escolares e outros técnicos de formação diversificada existentes nas escolas e serviços.

E os Animadores com formação académica em Animação Cultural, Socioeducativa, Sociocultural, Educação Comunitária e Animação Cultural, que não exercendo a sua actividade profissional nas escolas, porventura, não reunem as condições elegíveis para concorrer ao curso agora apresentado? Importa discutir, seriamente, sobre o exercício da prática da Animação Sociocultural nas escolas. Este é um âmbito de intervenção para o qual, os Animadores Socioculturais estão capacitados graças à sua formação académica, a qual que lhes porpocionou um conjunto de aprendizagens teórico-práticas num contexto de formação multidisciplinar.

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