segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Notas sobre o II Encontro Regional de Animação Sociocultural

A discussão e reflexão sobre questões teóricas e associadas à prática da Animação Sociocultural estiveram em destaque no II Encontro Regional de Animação Sociocultural (ERASC), no Funchal, no passado dia 07 de Novembro.

A Delegação Regional da Madeira da APDASC, estutura associativa responsável pelo projecto, foi categórica na planificação do ERASC, quando assumiu através do programa proposto a universalidade do debate sobre a Animação Sociocultural. Estamos convictos de que é importante continuar com este modelo de iniciativa no território insular; procurando sempre adaptar as metodologias de trabalho e os temas à realidade regional. É fundamental implusionar uma dinâmica activa de intervenção, de debate e reflexão com os intervenientes nos painéis em discussão.

A nomenclatura "Encontro Regional" não pode ser sinónimo de "regionalismo", pelo contrário, tem que continuar a privilegiar a abertura à reflexão teórica que acontece no território nacional, comungando com a prática desenvolvida na região, sustentada nas metodologias da Animação Sociocultural e desenvolvida através de projectos socioculturais e educativos em múltiplos contextos sociais.

É importante a abertura do espírito aos novos âmbitos de discussão e intervenção da Animação Sociocultural. Estas iniciativas são espaços de reflexão, de (des)encontro de teorias e práticas socioculturais, de suscitação de inquietudes e de fomento da Animação Sociocultural no espaço geográfico insular. Temos a consciência de que é preciso adaptar metodologias de trabalho, uma posição em favor de uma maior envolvência e participação de todos. Esta ideia não invalida a continuidade da abertura do ERASC à participação de investigadores com mérito no âmbito da Animação Sociocultural, capazes de provocarem novos entendimentos acerca do posicionamento da Animação e dos novos âmbitos de intervenção que estão a ganhar projecção no século XXI.

Encontros do género não são espaços de fabricação de soluções para as diferentes realidades sociais. Eles são um espaço de divulgação de projectos inspirados nas metodologias da Animação Sociocultural, que entendemos que a sua divulgação contribuirá para uma consciencialização pública sobre as questões da Animação. Esta ideia não pode ser desvirtualizada em favor de interesses individuais. Este facto originou a necessidade de planificarmos outros projectos formativos localizados, ou seja, com temas específicos de teor eminentemente prático.

A Delegação Regional da Madeira da APDASC continuará a trabalhar com a mesma determinação para que o III Encontro Regional de Animação Sociocultural seja uma realidade e comungue dos princípios que defendemos.

Sem comentários: