sexta-feira, 22 de junho de 2007

Estatuto do Animador

Na minha perspectiva o Estatuto do Animador Sociocultural é um tema sempre actual, uma velha aspiração de muitos Animadores, talvez, tenhamos perdido o entusiasmo, o sentimento de luta ou até secundarizado o tema.

É responsabilidade de todos nós o desenvolvimento de um processo activo, participado por muitos, mas, é provável que só "meia dúzia" de Animadores estejam conscientes da importância de uma jornada de sensibilização, de diálogo e da necessidade de manter acessa a chama da esperança em conseguirmos definir em parceria com as entidades competentes em matéria laboral, o Estatuto do Animador Sociocultural.

Pessoalmente, penso que o debate aberto e esclarecedor acerca deste tópico é diginificar a profissão do Animador. Felizmente, há centenas de Animadores Socioculturais formados, no âmbito dos cursos de nível técnico-profissional e de grau de licenciatura devidamente reconhecidos pelo Estado (Ministério da Ciência e do Ensino Superior); há matéria produzida acerca do exercício da Animação Sociocultural em Portugal, agora, o desafio é procurar dialogar com as instituições democráticas governativas no sentido, de criarmos uma plataforma de sinergias em torno de uma causa comum - o Estatuto do Animador Sociocultural.

Dos meus primeiros contactos com Animadores Socioculturais, pessoas que na minha opinião são uma referência no mundo da Animação em Portugal, uma das suas preocupações sociais era a necessidade se criar um Estatuto do Animador. Hoje o debate esfumou-se na emergência de outras problemáticas, de novos desafios, talvez, contribuiu para esta situação a estabilidade profissional e a ausência de um sentimento de pertença e de cooperativismo.

Esquecemo-nos dos outros Animadores... Esquecemo-nos de dignificar um passado recente comum a todos nós.

1 comentário:

Anónimo disse...

Na nossa opinião, como alunas do 12º ano do Curso Tecnológico de Acção Social, reconhecemos que é necessário que exista um estatuto do Animador. Ser Animador é uma profissão que deve ser reconhecida por todas as instituições, visto que esta profissão é uma profissão importante na sociedade actual, no que diz respeito, especialmente, à reinserção social. Também é necessário que os Animadores tenham conhecimento acerca das funções exercidas e do codigo ético e deontológico. É preocupante que "só meia dúzia" de Animadores lutem por um estatuto da sua profissão.

Adriana Esteves e Andreia Rocha (Viana do Castelo)