sábado, 25 de agosto de 2012

Afinal, quais são as prioridades dos animadores?

Os argumentos que sustentam as discussões e, consequentemente, a produção de matéria, por vezes, controversa entre os próprios animadores, não tem tido o acolhimento e a reflexão contínua que entendo ser necessária para a prossecução dos objetivos da proposta de «Estatuto do Animador», que ciclicamente anima e apaixona os intervenientes nos debates relacionados com a profissão de animador. Este é um tópico frequente na agenda dos congressos e encontros de animação, mas, manifestamente insuficiente, ou seja, uma «proposta» que continuará a ser isso mesmo, uma proposta sem continuidade, porque aparentemente o dossier de «Estatuto de Animador» não teve continuidade junto dos organismos oficiais, que por si só, poderá constituir matéria para a continuidade de um processo de reflexão e de apresentação de propostas válidas e adequadas à realidade da profissão em Portugal, no sentido de ser um estatuto socioprofissional reconhecido pelo Estado.

A ausência do reconhecimento do Estatuto do Animador pelo Estado inviabiliza qualquer ação no sentido do reconhecimento legal e estatutário no Catálogo Nacional das Profissões e da dignificação da profissão.

Afinal, quais são as prioridades coletivas dos Animadores? É preciso exercitar outros âmbitos de intervenção associativa, que na minha opinião, serão reveladores da capacidade criativa, crítica e observadora da realidade sociocultural, política e educativa dos organizações que formam animadores e desenvolvem um trabalho comunitário de animação sociocultural. A discussão sobre a animação e a formação dos animadores não pode estar condicionada a uma agenda particular ou cooperativa, antes, deverá estar ao serviço dos animadores, e são estes agentes que devem definir as suas prioridades coletivas e o papel que a animação assume no contexto sociopolítico do país. Falta-nos a capacidade de auscultar os animadores, e aos muitos outros, distribuídos geograficamente pelo território nacional assumir a sua cidadania, e através de uma ação coerente contribuir para que as prioridades que se desvanecem no vazio da identidade dos animadores, sejam na verdade, os objetivos que alimentam o nosso conceito de práticas de animação sociocultural.

Não encontro animadores a discutirem e a refletirem as suas práticas. Os textos que refletem sobre temas relevantes no domínio da intervenção em animação sociocultural, assinados por de animadores da minha geração, é uma raridade, talvez, não tenha pesquisado o suficiente. Desafio os animadores a passar para a escrita as suas reflexões e a divulgá-las, só assim, seremos capazes de aprender mutuamente. O futuro da animação constrói-se com as práticas e discussões presentes, e que as fazem são os animadores socioculturais.

A ausência de tomadas de posição sobre matérias em que os animadores socioculturais também deverão implicar-se ativamente, é pretexto para questionarmo-nos sobre o que os animadores desejam para o grupo de pares. As tomadas de posição, simples exercícios de reflexão argumentativa são excelentes pretextos para efetivar simples práticas da cidadania comprometida com a mudança social, com a construção de uma comunidade solidária com os seus membros, de dirigentes associativos empenhados num futuro que ofereça estabilidade social aos seus pares.

Sem comentários: