sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A cultura e a crise actual


Os tempos são de incerteza para todos os cidadãos e para as instituições culturais públicas e privadas. Os cortes financeiros nos projectos socioculturais promovidos por entidades associativas e privadas são a resposta imediata para uma crise que teve a convivência de todos. Acredito que podemos continuar a desenvolver um programa de acção sociocultural que deverá estar sustentado na realidade local, envolvendo todos os agentes culturais e a comunidade. Assim, talvez todos possam compreender o investimento cultural que é legítimo continuar a realizar-se no plano do desenvolvimento comunitário.

As realidades social e económica são uma oportunidade para que os agentes socioculturais associativos e privados assumam a transformação das práticas artísticas através de projectos socioculturais transformadores das realidades amorfas e ritualizadas no tempo e no espaço. A crise veio colocar a descoberto toda uma teia de dependência financeira e logística, que alimentava à actividade cultural concretizada a título gracioso por um número infinito de agentes culturais.

É tempo de uma maior proximidade da educação com a cultura. As autarquias pela sua proximidade com a sociedade civil devem instruir um programa de desenvolvimento cultural desenhado com a educação. A escola é por excelência uma parceira para a concretização de uma política cultural que seja resposta à necessidade de uma pedagogia para a cultura, para tal, é fundamental que a classe política promova um fórum de discussão e reflexão no colectivo sobre o papel das autarquias face à cultura.

O investimento público na cultura é um projecto de futuro, é garantir a memória colectiva de uma comunidade. Em tempos sombrios, a partilha de conhecimentos e de recursos é um imperativo para que a acção cultural continue a ser concretizada de forma democrática e plural. Os agentes socioculturais, especialmente, os Animadores, devem colocar os seus conhecimentos técnicos ao serviço do interesse colectivo com o intuito de promoverem um projecto de salvaguarda da acção cultural integradora ao serviço da comunidade.

Sem comentários: