segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Congressos, Seminários, Encontros, Colóquios, …


A Animação Sociocultural é tema central de um conjunto de iniciativas organizadas pelos cursos profissionais e superiores de Animação, por associações cujo objecto social é a Animação Sociocultural e os Animadores ou por outras colectividades que por razões directas ou indirectas desenvolvem a sua acção neste domínio, ou os seus dirigentes estão ligados ao campo da Animação.

Se pesquisarmos um pouco, facilmente, encontramos um espólio informativo sobre a realização de congressos, seminários, encontros e colóquios realizados em Portugal Continental e Ilhas. A realização de alguns destes encontros tiveram um carácter generalista, a organização privilegiou a discussão e reflexão sobre diferentes âmbitos de acção no campo da Animação Sociocultural, outros, foram de temática especializada. Considero que as metodologias adoptadas são válidas e não empobrecem a qualidade e a profundidade da reflexão. Os destinatários são um público heterogéneo na sua relação com as práticas da Animação Sociocultural.

A ética e a deontologia da profissão do Animador Sociocultural é um tema excelente para um seminário, colóquio, encontro, …, talvez para um congresso. Esta temática tem que ser trabalhada e reflectida conscientemente, talvez, numa disciplina dos cursos superiores de Animação, ou não há recursos humanos cientificamente competentes para leccionar sobre o tema? Reunimos um conjunto de especialistas para debater um tema específico no âmbito da Animação, mas, não somos capazes de mobilizar dois ou três especialistas para falar sobre a ética e deontologia em Animação Sociocultural. Deixem-me dizer especialistas, porque nos consideramos especialistas em qualquer coisa.

Compreendo e aceito que a organização dos seminários e encontros sobre Animação Sociocultural dinamizados pelos cursos profissionais sejam generalistas. É importante construir perspectivas da multiplicidade de campos de intervenção dos Animadores junto dos futuros profissionais, porventura, muitos deles optarão pelo prosseguimento de estudos em Animação. Por outro lado, parece-me despropositado que os responsáveis dos cursos superiores sigam uma linha generalista de apresentação do tema. Talvez seja mais rico do ponto de vista da discussão e rico na reflexão colectiva que cada edição esteja focalizada num tema monográfico, porque o reportório científico dos Animadores exige uma outra oferta formativa no quadro extracurricular.

Sem comentários: