quarta-feira, 14 de abril de 2010

"Em breve é o turismo que vai dever tudo à cultura"

"Em breve é o turismo que vai dever tudo à cultura". Esta é uma afirmação de Isabel Canavilhas, Ministra da Cultura, em entrevista à Revista Única do Semanário Expresso.

O turismo cultural é um nicho de desenvolvimento económico, social e cultural que exige um compromisso de envolvência activa das populações locais. Assumir o turismo cultural como alavanca promotora da economia local, de afirmação das identidades e de dinamização sociocultural de um território específico é um desígnio que exige sensibilidade política e empresarial com a identidade cultural comunitária e com os patrimónios das gentes. É uma tarefa que não pode ser arquitectada levianamente. As populações devem ser convocadas a participar, serem protagonistas do desenvolvimento social e económico comunitários.

Urge olhar para a cultura, enquanto, um recurso económico sustentável e alternativo aos grandes projectos turísticos transformadores das particularidades locais em lugares comuns e artificiais, percepcionando o turismo cultural como uma mais valia para o desenvolvimento local e factor dinamizador de um processo de economia solidária.

Os governos locais e regionais devem desenhar um plano estratégico de desenvolvimento cultural partindo de uma matriz em que o turismo e a cultura sejam elementos chave na dignificação e afirmação dos territórios e das suas gentes. Não podemos menorizar o papel transversal que a acção cultural no campo do património cultural material e imaterial pode ter como promotora de um modelo de desenvolvimento global partindo das especificidades do local.

Sem comentários: