segunda-feira, 6 de abril de 2009

Encontro Nacional "Animação SocioCultural e Protagonismo Juvenil"

A PASEC, Plataforma de Animadores SocioEducativos e Culturais, em parceria com outras entidades organizam o III Encontro Nacional de Formação de Jovens Animadores “Animação SocioCultural e Protagonismo Juvenil”. Esta iniciativa também designada por Feira Nacional do Protagonismo Juvenil, realizar-se-á nos dias 9 e 11 de Abril, na Escola Profissional CIOR, Vila Nova de Famalicão.

Entre as actividades programadas, destaque para o painel temático “O Modelo de Animação SocioCultural Português”, com a presença do Prof. Fernando Ilídio, Director do Mestrado de Animação Sociocultural da Universidade do Minho e dos Professores António Leal e Virgílio Correia da Escola Superior de Educação de Coimbra, entre outras personalidades. O painel terá lugar na Escola Profissional CIOR, no dia 10 Abril, pelas 14h30.

Ainda de acordo com a organização, o encontro contará com uma série de ciclos temáticos sobre a forma de worshop’s que abordarão os vários métodos de intervenção preconizadores e mobilizadores das manifestações de protagonismo juvenil, mais concretamente o protagonismo juvenil expresso através das artes de rua, expressão dramática e educação lúdica.

“O Modelo de Animação SocioCultural português” e “Educação e Pedagogia”, são os temas em discussão nas mesas-redondas, na modalidade de painéis temáticos. Paralelamente será discutida e aprovada uma proposta de Carta do Protagonista Juvenil, como documento orientador de reflexão sobre as temáticas em reflexão. Outras actividades estão agendadas, nomeadamente, a realização do torneio “All Football” com a participação de adolescentes e jovens das instituições parceiras da PASEC, jogos nocturnos e uma noite cultural na Cidade de Famalicão aberta à comunidade.

Sem comentários: