segunda-feira, 7 de julho de 2008

A Animação do desenvolvimento local

O desenvolvimento local é um processo de transformação da realidade social, económica, cultural e material das comunidades através de iniciativas de base comunitária, bem como da valorização dos recursos endógenos e humanos em ligação com as populações locais e o território. O "local" é o âmbito territorial mais adequado para o desenvolvimento da comunidade, para o desenvolvimento de projectos de Animação Sociocultural com as gentes.

Falar de desenvolvimento local é construir o futuro com as pessoas, é diagnosticar uma realidade social com a comunidade, sustentar os objectivos da acção comunitária a partir das vontades, expectativas e necessidades da comunidade local.

Desenhar o desenvolvimento local na perspectiva da Animação Sociocultural é construir um processo de Educação Permanente e de Educação de Adultos, pois, a melhor forma de envolver os grupos no seu próprio desenvolvimento é feita pela informação e consciencialização sobre a realidade com recurso à participação comunitária. É desenvolvendo competências pessoais e sociais que os actores locais valorizarão o território e os recursos comunitários endógenos, que serão certamente cidadãos activos numa democracia que desejamos que seja participada.

Os agentes do desenvolvimento - os Animadores Socioculturais - devem assumir a Formação e Educação de Adultos em meios desfavorecidos como um desafio ao desevolvimento local. Outro desafio é a economia social e solidária, agente de desenvolvimento económico e capacitadora de novas indústrias à escala microeconómica, com produção assente nos recursos endógenos e promota de emprego no território local; uma economia de solidariedade que não visa o lucro, mas a pessoa.

Associado à economia solidária está o associativismo local que é gerador de participação, de democracia e voluntariado, pois, os seus dirigentes são voluntários no desenvolvimento dos projectos de cariz associativo. As associações são o espaço propício para que aconteça acções comunitárias de Animação Sociocutural, para que as gentes se envolvam no seu próprio processo de desenvolvimento, para que conquistem a auto-estima desejada e prespectivem o futuro com um outro olhar.

Sem comentários: