quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Qual a taxa de empregabilidade dos Animadores?

O relatório "A procura de emprego dos Diplomados com habilitação superior" realizado pelo Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI), unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) publicado no presente mês, reporta-se ao mês de Dezembro de 2007.

O estudo revela que da análise aos inscritos nos centros de emprego de Portugal Continental com habilitação superior, em Dezembro de 2007, as áreas de estudo com mais inscritos há um ano ou mais, são a de Formação de Professores, com 20% dos inscritos, seguida da área das Ciências Empresariais, com 17%, e das Ciências Sociais e do Comportamento, com 14% dos inscritos.

Os termos "inscritos", "registos" e "desempregados" são aplicados no sentido de inscritos nos centros de emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) à procura do primeiro emprego ou de novo emprego. A utilização dos termos "diplomados" ou de "diplomados com habilitação superior" é aplicada no sentido de "titulares dos graus de bacharel, licenciado, mestre e doutor".

O relatório do GPEARI refere que em algumas áreas, o peso relativo dos inscritos nos centros de emprego é significativamente superior ao peso relativo dos diplomados na mesma área. Na área 76, Serviços Sociais, que abrange cursos como Animação Sócio-Cultural, Educação Social, Política Social e Serviço Social; 4,5% estão classificados como inscritos e 2,2% como diplomados.

O documento agora tornado público refere que em cada área, a situação é muito diversa entre cursos e dentro de cada curso, entre estabelecimentos de ensino. Na área 76, Serviços Sociais, destaca-se como contribuindo mais para aquela situação o curso de Serviço Social de alguns estabelecimentos de ensino.

Os níveis de procura de emprego por áreas de estudo são diversos. A relação entre o número de desempregados em Dezembro de 2007 e o número de diplomados entre 1996-97 e 2005-2006, indica valores mais altos nas áreas Serviços Sociais (que abrange cursos como Animação Sócio-Cultural, Educação Social, Política Social e Serviço Social); seguido de Ciências Sociais e do Comportamento, ...

Sem comentários: