sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

As profissões com futuro...

A revista Visão, n.º 770 de 6 de Dezembro de 2007 publicou um estudo que dá conta de um conjunto de profissões, que provavelmente desaparecerão do cenário socioprofissional que actualmente conhecemos, e aponta um conjunto de outras dez profissões que estão para ficar.

A profissão de Produtor Cultural independente é apontada como uma profissão de futuro, porque "o mercado está a pedir profissionais que juntam várias valências. Os públicos estão a aderir a espectáculos que misturam diversas linguagens artísticas, e os promotores, como as autarquias, privilegiam-nos, por uma questão de custos." (Miguel Abreu, produtor cultural independente e fundador da primeira produtora independente de teatro em portugal - a Cassefaz).

No quadro estratégico da Cultura e Entretenimento, o mercado exige profissionais multifacetados, que comungem do saber um pouco de tudo: "de produção, gestão, animação sociocultural, artes plásticas, programação, que sabe negociar patrocínios, estabelecer parcerias internacionais..."

Gabriel Botelho, mestre em gestão estratégica do Turismo prevê que "as profissões ligadas à gestão de eventos, de animação, turismo de saúde e bem-estar" serão um nicho de empregabilidade.

Esta visão de um futuro que já nos bate à porta vêm de alguma forma legitimar o pensamento e fundamentar de alguma maneira a ideia que tenho defendido no âmbito da formação académica do Animador Sociocultural, no sentido, da gestão sociocultural ser um módulo disciplinar integrado no plano de estudos do curso de Animador Sociocultural. Enquanto disciplina parece-me pertinente que fossem abordadas questões, como a gestão de políticas culturais, de intervenção cultural a partir dos equipamentos socioculturais, de diagnóstico e projecto cultural de um equipamento dessa natureza.

Este defesa acenta na nova realidade insular madeirense com os Centros Cívicos e outros equipamentos culturais de natureza próxima à gestão cultural, mas que não deixa de ser complementar a um campo de intervenção que o Animador Sociocultural poderá vir a intervir com êxito.

Sem comentários: