terça-feira, 27 de novembro de 2007

Animação - Uma área profissional com futuro na Região Autónoma da Madeira? (I)

O Estudo Prospectivo dos Perfis Profissionais para o reforço da Competitividade e Produtividade da Economia Regional (2007-2013), publicado em Setembro de 2007, centrou-se nos seguintes objectivos:

- aprofundar o conhecimento de natureza prospectiva relativo à evolução expectável das actividades de especialização e às implicações em matéria de emprego e competências;

- construir uma visão esclarecida para fundamentar uma (re)orientação das modalidades de formação inicial e contínua na Região, dinamicamente ajustada aquelas implicações/necessidades;

- sistematizar as áreas de formação deficitárias para as entidades empregadoras, numa perspectiva de formação ao longo da vida.

O estudo defende entre muitos pontos merecedores de exaustiva análise, uma orientação estratégica que afirme a Madeira no contexto nacional e internacional, que contemple a qualificação da vida rural e urbana, nomeadamente... (ii) construção/reabilitação de equipamentos de convívio e de actividades lúdicas/culturais/recreativas; ... (iv) criação de empregos de proximidade, que permitam a gestão de iniciativas e de equipamentos colectivos que sejam particularmente dirigidos à integração de camadas e grupos sociais desfavorecidos e marginalizados.

O capítulo II, ponto 3 - Futuros possíveis para os Novos Focos de Competitividade da Região aponta como oportunidades de futuro o diversificar e integrar a oferta turística da Região ao nível:

Saúde e bem-estar - explorar mais o potencial do turismo sénior (ou, especificamente, pessoas com dependência);

Natureza e ruralidade - "Turismo rural misto" (parte no campo e parte na cidade); exploração da paisagem (visitas guiadas, percursos em espaços naturais e áreas protegidas, levadas e veredas); eco-turismo (lazer em ambientes naturais).

Cultura e património - História simbólica e economia regional como recursos turísticos da Região (não apenas património edificado, mas artesanato, produção agrícola tradicional e gastronomia, festas e eventos, núcleos museológicos, exploração etnográfica, itinerários culturais e rotas temáticas específicas, ...).

Entretenimento - animação hoteleira mais criativa e segmentada (faixas etárias mais elevadas, crianças, pessoas com dependência, ...). Animação cultural com recurso a festas e a eventos tradicionais, religiosos, temáticos.

O sub-ponto 3.5 - Outras dinâmicas sectoriais: oportunidades de futuro: Cultura e património aponta a concepção da oferta cultural e a organização de eventos, não apenas para o mercado interno mas à escala internacional; a concepção de ofertas culturais integradas nas dinâmicas de desenvolvimento na Região de turismos alternativos e mais especializados; a produção de conteúdos para a sua divulgação nas mais diversas formas; a promoção da "educação para a cultura" fundamental à formação de públicos e à qualificação das práticas culturais; a promoção turística da oferta cultural da Região junto dos principais operadores turísticos e dos potenciais mercados emissores.

O estudo identifica ainda algumas qualificações necessárias/ perfis profissionais que de alguma forma se cruzam com a Animação:

- Gestor de Animação (qualificação de nível 5 - superior);
- Gestor de Animação Turística (qualificação de níveis 3, 4 e 5 - médio e superior);
- Consultor em Cultura, Lazer e Educação (qualificação de nível 5 - superior);
- Técnico de Informação e Animação (qualificação de níveis 3 e 4 - médio);
- Animadores (qualificação de níveis 3, 4 e 5 - médio e superior);
- Técnicos de serviços especializados em cultura e património (animador cultural entre outros perfis) - (qualificação de níveis 3, 4 e 5 - médio e superior);
- Animador Sociocultural (qualificação de níveis 3, 4 e 5 - médio e superior);

Sem comentários: