segunda-feira, 21 de maio de 2007

Múltiplos entendimentos acerca da Animação Sociocultural

“A aparição da animação sócio-cultural responde a uma reacção frente ao carácter inaceitável de uma cultura cuja produção e transmissão estão reservadas a uma minoria privilegiada intelectualmente e/ou economicamente, e a um projecto tendente a que os cidadãos intervenham numa cultura que vivem cada dia, participem na sua criação e a integrem no seu desenvolvimento gera.”

(G. Enckeuort)


Animação e Participação

“Conjunto de esforços que tendem a estimular a participação activa nas actividades culturais e o movimento geral de inovação e de expressão pessoal e colectiva.”

(Pierre Besnard)


“A animação é um processo que surge no seio dos grupos sociais, os quais mediante a participação activa dos seus membros, vão ser capazes de gerar cultura.”

(Direcção Geral dos Assuntos Culturais, Ministério de Educação e Cultura de Portugal)


“Animar é fazer participar a população no aumento da sua vitalidade, devolver-lhe a alma, um espírito de equipa, um impulso, despertar o espírito de pioneiro num clima de liberdade... é fazer que cada um tome o seu destino nas suas mãos.”

(Mário Viché)


“Proporcionar aos homens o “maximum” de meios para que juntos inventem os seus próprios fins. Trata-se, em suma, de despertar no seio das sociedades a função civilizadora: a que postula no mais simples habitante de qualquer aldeia ou bairro, um cidadão cabal com uma exigência de sentido que lhe permita contribuir pessoalmente à gestão das colectividades e à criação dos seus valores.”

(R. Torraille)

In ANDER-EGG, Ezequiel. O Léxico do Animador, Edições ANASC, Amarante, 1999.


A Animação Sociocultural enquanto prática de intervenção social assume um papel mediador entre as comunidades locais e a realidade social envolvente.

A leitura dos diferentes entendimentos acerca do conceito de Animação Sociocultural, acima enunciadas, são perspectivas de diferentes investigadores e da instinta Direcção Geral dos Assuntos Culturais, que têm em comum algumas palavras/ ideias chave ou se quisermos, formas comuns de compreender a Animação Sociocultural. São elas: Participação, trabalho colectivo, grupos sociais e protagonistas do seu próprio desenvolvimento.

Estas palavras sugerem a construção do meu próprio conceito de Animação Sociocultural.

Entendo a Animação, enquanto estratégia de acções ao serviço do indivíduo e dos colectivos, possibilitando a estes, instrumentos para que intervenham de forma activa e participada na vida sociocultural da comunidade incumbindo cada Homem, de um espírito crítico, criativo e que seja dinamizador de uma acção colectiva. Os indivíduos devem serem os protagonistas do seu próprio processo de desenvolvimento.

A Animação Sociocultural assume uma dupla responsabilidade, o fomento da participação dos colectivos no processo de intervenção cultural e na promoção da igualdade de oportunidade para todos, numa sociedade cada vez mais sectária.

Sem comentários: