quinta-feira, 22 de março de 2007

"Práticas de Animação" - Uma revista no âmbito da Animação Sociocultural

A Delegação Regional da Madeira da Associação Portuguesa para oDesenvolvimento da Animação Sócio-Cultural (APDASC) está a planificar um novo projecto, de acordo com os objectivos que impulsionam a sua acção no contexto regional.

Este projecto visa a criação de uma revista no âmbito da Animação, Educação Social e da Pedagogia Social. A Delegação da Madeira assume este projecto editorial como um instrumento de comunicação entre Animadores, trabalhadores sociais, pedagogos e outros profissionais que desenvolvem a sua actividade no âmbito da intervenção sociocultural, do tempo livre, da juventude, da gerontologia e da pedagogia.

A revista “Práticas de Animação” pretende reunir artigos de opinião, estudos, divulgação de projectos, actividades e resenhas bibliográficas, entre outras rubricas que venham a ser consideradas de interesse e que se enquadrem no espírito da publicação, respeitando sempre, os objectivos definidos para este projecto. São eles:

- Divulgação da Animação Sociocultural através das suas diversas práticas educativas e culturais;
- Contribuir para a construção de um espaço alargado de debate e reflexão sobre a Animação em Portugal;
- Possibilitar que Animadores e outros profissionais possam contribuir para a afirmação de novos projectos associativos no âmbito das práticas de Animação Sociocultural;
- Reunir ideias e opiniões sobre teorias e práticas da Animação Sociocultural;
- Estimular os animadores a participar activamente num projecto colectivo.

Assim e atendendo ao facto da revista "Práticas de Animação" não ser um projecto aberto à participação de alguns, mas sim, a todos aqueles que se identificam com a Animação, seus âmbitos e modus operandi de intervenção e, sustentado no facto de termos o privilégio de poder contar com um grupo de pessoas que pela sua acção e pensamento contribuem de forma activa e empenhada para a afirmação e debate em torno do conceito de Animação Sociocultural. A "Práticas de Animação" terá um conselho de redacção que contará com um leque de personalidades nacionais e estrangeiras de reconhecido mérito no âmbito da investigação no campo da Animação Sociocultural e persecução dos seus âmbitos.
Este facto, não inviabiliza o desejado contributo que todos os agentes culturais e educativos podem e devem dar a um projecto que desejamos que seja participado por todos.

A revista “Práticas de Animação” será editada anualmente, sendo o primeiro número publicado no segundo semestre de 2007. Os interessados em participar neste projecto poderão solicitar mais informações à Delegação Regional, através do e-mail: del.madeira@apdasc.com ou do site http://www.apdasc.com/

Sem comentários: