quarta-feira, 27 de agosto de 2014

A propósito das recomendações do estudo «Cultura, Formação e Cidadania»

Algumas das recomendações veiculadas no estudo «Cultura, Formação e Cidadania» suscitam uma reflexão cuidada.

A nossa apreciação sustenta-se na recomendação que propõe a criação de medidas de estímulo ao desenvolvimento de projetos artístico-culturais de base formativa; o reforço das artes e da cultura no meio escolar; e o aumento das oportunidades de formação-ação direcionadas aos docentes e educadores nos domínios da criação artístico-cultural.

O Programa de Promoção de Projectos Educativos na Área da Cultura foi aprovado pelo Despacho conjunto n.º 834/2005, de 4 de novembro de 2005, entre os ministérios da Educação e da Cultura. Este Despacho possibilita que as entidades da área da educação (agrupamentos de escolas e/ou escolas não agrupadas) e da área da cultura (museus palácios, monumentos, sítios arqueológicos, equipamentos culturais, …) possam desenvolver projetos em espaços escolares e ou em espaços de cultura, pressupondo sempre uma articulação entre entidades das duas áreas. O Programa alavanca o envolvimento de docentes e alunos e a potencialização de pontes de cooperação entre a Escola e os espaços de cultura.

O Programa  de Promoção de Projectos Educativos na Área da Cultura contempla a possibilidade de parceria com câmaras municipais, juntas de freguesia, associações de pais, ATL’s, associações locais de defesa do património, associações de amigos de museus e outras entidades com experiência no âmbito das atividades educativas ou culturais.

A análise, avaliação e aprovação das propostas de adesão ao Programa, e o acompanhamento da execução do mesmo, é responsabilidade das comissões regionais de operacionalização e acompanhamento do Programa de Promoção de Projectos Educativos na Área da Cultura (CROA).

As atividades das comissões regionais são acompanhadas pela comissão nacional de acompanhamento do Programa de Promoção de Projectos Educativos na Área da Cultura (CNA). É da competência desta comissão realizar o relatório nacional, propor medidas para a execução do Programa, bem como, avaliar o Programa.

Há recomendações que de alguma forma vão de encontro a programas de promoção de pontes entre a educação e a cultura validados pelo Governo. Parece-nos importante avaliar o que menos positivo há nesses programas (se há), fazer as correções e ajustes necessários, por forma, a que seja possível materializar as recomendações do estudo «Cultura, Formação e Cidadania».

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