quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

PEJAME – Programa de Estágios Jovens Animadores do Museu da Eletricidade

O PEJAME - Programa de Estágios JovensAnimadores do Museu da Eletricidade não é novo, tanto mais, que já foi referenciado no blog Animação Sociocultural e Insularidade.

A Fundação da Juventude é a entidade promotora do programa, o Museu da Eletricidade e a Fundação EDP são as entidades formadoras dos candidatos à 15ª edição do programa que se realiza entre 5 de maio e 2 de novembro de 2014, com as inscrições a decorrerem até o dia 6 de março.

Na presente edição do PEJAME podem candidatar-se estudantes do ensino superior que frequentem, preferencialmente, cursos da área das artes (arte multimédia, artes plásticas, ciências da arte e património, comunicação cultural, estudos artísticos, história da arte, museologia, produção e gestão cultural) e da área das ciências (ambiente, eletricidade, eletrónica, energia, física e química). Esta última área do saber, já era contemplada em edições anteriores do PEJAME.

A introdução da área das artes no PEJAME vem acrescentar valor ao projeto e, é o reconhecimento da necessária abertura à interdisciplinaridade e a valorização dos conteúdos técnico-científicos que as outras áreas do saber poderão alavancar ao programa de estágio. É lamentável que as entidades associadas ao projeto não tenham contemplado no perfil dos candidatos ao PEJAME, os estudantes que frequentam as licenciaturas em animação sociocultural. Acreditamos que na próxima edição, a animação sociocultural figurará entre as áreas privilegiadas.

O programa de estágios de jovens animadores tem como objetivo principal facilitar um aprofundamento dos conhecimentos técnico-científicos em contexto real de funcionamento do Museu da Eletricidade, em Lisboa. Há outros objetivos inerentes ao programa, nomeadamente, a potencialização do desenvolvimento das capacidades pessoais de liderança; a gestão de grupos; o espírito de iniciativa e de equipa; o compromisso e disciplina.

Sem comentários: