sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A Animação sociocultural e os desafios da sociedade portuguesa

Nos últimos anos a sociedade portuguesa iniciou a travessia do deserto. Uma sociedade que produziu no imaginário social, um quotidiano de falsas ilusões materializadas na ascensão de uma «burguesia» movida pelo enriquecimento fácil, mas vazia de ideias para efetivar um plano de desenvolvimento comunitário sustentado. Vivemos um «ciclo de ouro» alimentado pelos parceiros europeus, agora pagamos a fatura da irresponsabilidade política e da ambição coletiva em projetarmo-nos socialmente como uma sociedade de elite, e pobres em matéria de propriedade cultural. Vivemos a ilusão de sermos uma sociedade do futuro, fruto da indisciplina, uma leviandade transversal a todo o sistema governativo.

Assistimos ao declínio da cultura. As instituições públicas do setor cultural e outras com responsabilidades neste setor fomentaram a política do subsídio, em detrimento de projetos socioculturais capazes de produzir resultados que sustentassem programas de desenvolvimento cultural no espaço geográfico dos territórios locais e regionais.

Os processos de democracia e democratização culturais foram preteridos em função do espetáculo do imediatismo, do show-off, enfim, o erário público alimentou coletividades estéreis, incapazes de continuarem a atividade sociocultural sustentada num trabalho valorizador e de salvaguarda das raízes culturais da comunidade. Felizmente, às exceções, são projetos que devem continuar a serem apoiados graças ao bom trabalho de ação cultural e de participação comunitária que foram capazes de empreender na comunidade.

Projetaram-se novos equipamentos culturais, mas os responsáveis políticos descoraram o essencial, o planeamento e a criação de serviços educativos desenhado para ser um mecanismo de educação não formal, um instrumento dinâmico de aprendizagens e de educação para a cultura. Hoje temos os recursos infraestruturais e humanos, falta-nos a visão política que sustente o binómio educação e cultura. Talvez pela ausência e insistência absurda dos decisores em não quererem ouvir os técnicos.

Insisto na ideia da economia social e solidária. Os recursos comunitários continuam a ser um eixo estratégico para (re)fundar um projeto de revitalização da economia local, um nicho de crescimento à microescala importante para a continuidade da vida cultural das nossas comunidades, geradora de dinâmicas económicas que não salvará as economias regional e nacional, mas estou convicto de que alavancará a economia local. É urgente despertar nos cidadãos os valores da solidariedade, da participação comunitária, da cidadania comprometida com a mudança coletiva e da cultura do verdadeiro voluntariado para que as comunidades avancem, com firmeza num processo global de transformação social.

É expectável que os animadores socioculturais não descartem o papel pró-ativo que devem assumir no desiderato de contribuir para a mudança efetiva. Esta deverá estar projetada no exercício profissional dos animadores. Arrisco a afirmar que os agentes socioculturais afrouxaram as leituras críticas sobre a realidade e respetiva ação coletiva, «demitiram-se» da responsabilidade de assumir categoricamente uma posição de rutura e de transformação social. Falta alavancar com firmeza na ação a cultura do bem comum, um desiderato comunitário e um dos desafios imediatos nos processos de animação sociocultural.

Sem comentários: