domingo, 6 de novembro de 2011

Livro Branco da Juventude


A Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude é a promotora da iniciativa - "Livro Branco da Juventude" - uma plataforma online, na qual, os jovens podem participar contribuindo com propostas de acção em matéria de políticas de juventude. Esta iniciativa é uma medida louvável, do ponto de vista do incentivo ao debate e à participação cívica dos jovens portugueses, enquanto, agentes da mudança e "parceiros" das políticas.

O objectivo da plataforma é recolher entre o período de Novembro de 2011 e Fevereiro de 2012, contributos para elaborar um documento a nível nacional que defina uma Estratégia Global e um plano de acção no quadro político sectorial de juventude, seguindo a linha de acção dos "Livros Brancos" da Comissão Europeia.

Esta é uma oportunidade importante para que os jovens não sejam, apenas, destinatários das políticas, mas, sejam protagonistas das mesmas. Os contributos sectoriais podem ser em matéria de Educação e Formação (superior e não superior, formal e não formal); Emprego e Empreendedorismo; Participação Cívica; Emancipação Jovem; Mobilidade; Prevenção Rodoviária; Saúde, prevenção dos comportamentos de risco (combate à obesidade, álcool e toxicodependência); Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Cultura, Inovação e Criatividade; Voluntariado; Inclusão Social; Habitação; Solidariedade Inter-geracional; Jovem Português no espaço Europeu e no Mundo; Associativismo e Combate à desigualdade de Oportunidades.

Na sequência desta iniciativa serão organizados em Março e Abril de 2012, 5 Seminários/Workshops Regionais distribuidos, geograficamente, pelas 5 regiões-plano (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve). E as Regiões Autónomas?

A apresentação das Conclusões dos Seminários Regionais acontecerá em Maio de 2012, num evento nacional. Em Junho, será entregue o Relatório Final à Assembleia da República e ao Presidente da República.

A Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude pretende que o "Livro Branco" seja um instrumento capaz de produzir consequências práticas, contribuindo, para a mudança das políticas de juventude em Portugal.

Sem comentários: