segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Animação Sociocultural, Voluntariado e Cidadania Activa


O ano 2011 foi distinguido pelo Conselho da União Europeia como o Ano Europeu das Actividades de Voluntariado Que Promovam Uma Cidadania Activa.

As «actividades de voluntariado» refere-se a todos os sectores de actividade voluntária, formais ou não formais, realizadas por vontade própria das pessoas interessadas, por sua livre escolha e motivação e sem fins lucrativos. Beneficiam as pessoas voluntárias a nível individual, as comunidades e a sociedade como um todo e constituem um veículo para os indivíduos e a sociedade examinarem as necessidades e preocupações a nível humano, social, intergeracional ou ambiental, sendo muitas vezes levadas a cabo em apoio de uma organização sem fins lucrativos ou de uma iniciativa da comunidade. (Resolução do Conselho de Ministros n.º 62/2010)

Neste quadro é fundamental questionarmo-nos sobre o papel do voluntariado na comunidade, através da promoção e dinamização do associativismo, o impulso e a sustentabilidade da economia social, os Animadores Socioculturais voluntários e profissionais na promoção do bem comum, enquanto, dimensão privilegiada da cidadania activa.

O exercício do voluntariado deve caracterizar-se por uma intervenção não assistencialista, ou motivada pela afirmação de vontades cooperativistas, pelo contrário, deverá ser um trabalho comunitário com as pessoas, envolvendo-as, para que sejam protagonistas do processo. O voluntariado deve ser motivado pela leitura crítica da realidade, pelo sentido da cidadania activa e empenho no bem comum, o que implica uma rede de condições sociais que deve proporcionar às pessoas e aos grupos um desenvolvimento humano integral.

A cidadania activa é um compromisso social com a comunidade através da sua liberdade, criatividade e livre pensamento, com uma atitude de conscientização do ser Pessoa. Ser cidadão, ser Animador é exercer a sua autonomia e concretizar acções conscientes na discussão dos problemas comunitários, no encontro de soluções de inclusão das pessoas e no combate aos défices socioculturais, económicos e educativos vincados na sociedade portuguesa.

O voluntariado e a Animação Sociocultural perfilam concepções de intervenção próximas, com destaque para o compromisso com a transformação social mediada pelos Animadores profissionais e voluntários. A animação contribui positivamente para o estímulo dos grupos, no sentido de emergirem cidadãos activos que sejam um “antídoto” para a massa humana amorfa.

A promoção do voluntariado é uma tarefa própria dos Animadores como compromisso comunitário. As associações e outros movimentos cívicos são espaços de Animação Sociocultural, de promoção da cidadania através de processos de educação não formal. A Animação Sociocultural exerce uma função primordial na promoção e dinamização do voluntariado, enquanto, chave para uma cidadania consciente e contributo para a mudança social.

Animar o voluntariado é pensar globalmente para agir localmente, é (re)ligar os laços sociais dos grupos e comunidades; laços que conduzam ao fortalecimento das dinâmicas comunitárias alicerçadas na participação activas dos sujeitos. O voluntariado trilha diferentes percursos, desenvolve-se em muitos âmbitos de intervenção, mas há valores que são universais, os quais, os Animadores Socioculturais também perfilam no exercício da sua acção.

Sem comentários: